ABDOMINOPLASTIA – Dúvidas frequentes

 

A abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais desejadas pelas pacientes, ela permite uma melhora significativa do contorno corporal. Existem alguns pontos importantes e dúvidas que discutiremos nesse post.

 

O que é tratado nessa cirurgia?

Corrigimos a flacidez e o excesso de pele e gordura, retirando estrias e outras cicatrizes indesejadas que possam existir. A quantidade de pele que será retirada depende da técnica escolhida para cada paciente. Além disso, a cirurgia também trata o afastamento da musculatura abdominal.

 

O que é o afastamento da musculatura abdominal?

Gestações, episódios de variação de peso e a própria idade causam um afastamento dos músculos abdominais na linha média, também chamado de diástese dos músculos retos abdominais. Este afastamento gera um aspecto globoso, que incomoda muitas pacientes. Durante a cirurgia são realizadas suturas – pontos – para reaproximar os músculos, o que melhora significativamente os resultados finais.

Quantos tipos de abdominoplastias existem?

De maneira simplificada podemos dividir as abdominoplastia em:

  • Miniabdominoplastia: nesta modalidade cirúrgica apenas uma pequena quantidade de pele na parte inferior do abdomen é retirada, sem modificar a posição da cicatriz umbilical. Pode ser feita também a correcção do afastamento muscular, associado ou não à lipoaspiração
  • Abdominoplastia clássica: esse é o procedimento mais conhecido. Na maioria dos casos toda a pele da parte inferior do abdomen (abaixo do umbigo) é retirada. O umbigo é reposicionado e refeito, para melhorar sua forma. O afastamento muscular é corrigido na imensa maioria dos casos. Assim como na miniabdominoplastia, também podemos associar a lipoaspiração
  • Abdominoplastia em âncora: esta técnica geralmente é utilizada em pacientes que tiveram grande perda de peso ou que possuem cicatrizes na parte central do abdome. Embora gere mais cicatrizes, ela permite corrigir o excesso de pele no sentido vertical e horizontal, melhorando signficativamente o contorno do abdome.
  • Abdominoplastia circunferencial: esta, na realidade, é uma associação entre abdominoplastia e flancoplastia, onde todo o excesso de pele em torno do corpo é corrigido.

 

Como escolho o “tipo”de abdominoplastia para o meu caso?

Este é um processo que avalia diversos fatores, como a quantidade de pele e gordura existente, se há ou não afastamento da musculatura, expectativa e desejos da paciente, entre outros. É comum algumas pacientes desejarem um procedimento relativamente menor, como um miniabdominoplastia ou lipoaspiração, para tentar evitar uma abdominoplastia clássica. Entretanto, tentar realizar um procedimento dito “menor” pode ter resultados insuficientes para o caso. A consulta com o cirurgião plástico, examinando cada paciente atentamente e ouvindo seus desejos e expectativas é crucial nessa escolha.

 

Posso fazer outra cirurgia junto?

Pode sim, alias, isto é muito comum! Várias pacientes já “aproveitam” a oportunidade e fazem cirurgias associadas, principalmente mamoplastias e lipoaspirações. Outras cirurgias que não sejam plásticas também podem ser associadas, sendo a histerectomia (retirada do útero) e a laqueadura as mais comuns.

 

Onde ficam as cicatrizes?

Todas as técnicas de abdominoplastia deixam uma cicatriz que fica posicionada na parte inferior do abdome, escondida na linha do biquini. Quando o umbigo é reposicionado também fica uma cicatriz na sua parte interna.

 

Precisa usar “dreno”?

Os drenos são utilizados para evitar o acúmulo de liquidos. Na maioria dos casos utilizamos drenos, mas isto depende da avaliação durante a cirurgia. Quando são utilizados, geralmente permanecem por 7 dias, sendo retirados no consultório.

 

Quais os principais cuidados após a cirurgia?

Os principais cuidados são:

  • Utilizar o modelador cirúrgico e meia elástica, conforme orientação do cirurgião
  • Caminhar em casa – a paciente não deve fazer repouso absoluto, deve caminhar para estimular a circulação sanguínea nas pernas
  • Caminhar semi-curvada por aproximadamente 2 semanas
  • Exercícios são permitidos após aproximadamente 2 meses, mas isto varia para cada caso
  • Tomar sol após 2 a 3 meses de cirurgia
  • Drenagem pós-operatória deve ser realizada por professional habilitado, indicado pelo cirurgião

 

Se engravidar, eu “perco” a cirurgia?

A gestação causa um aumento do volume abdominal, podendo gerar um novo afastamento da musculatura e outras alterações, como estrias e flacidez de pele. Entretanto, cada corpo tem reações e adaptações diferentes à gestação, logo, estas alterações são muito variáveis de paciente para paciente.

 

Se eu engravidar após a abdominoplastia, isto interfere no crescimento do bebê?

Já foram feitas pesquisas e estudos sobre este tema, e a conclusão foi que não há interferência no crescimento da criança.

 

Lembre-se, cirurgia plástica é com o Cirurgião Plástico. Só um profissional reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica pode indicar e oferecer o melhor tratamento para você.

 

 

Dr Guilherme Bächtold (CRM 17.588 / RQE 14.881) é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Contato: (47) 3439-4373 / (47) 9.9999-4908 (Whatsapp)

Clínica Vitae

Rua Marechal Deodoro, 84 – Centro – Joinville/SC