Quando se fala em cirurgia do contorno corporal logo pensamos em abdominoplastias e mamoplastias, mas na realidade existem diversos procedimentos que buscam proporcionar um corpo definido e de contorno suave.

 

O que são e quais são as cirurgias para o contorno corporal?

São cirurgias destinadas a corrigir alterações do contorno do corpo, sendo a flacidez de pele e o excesso de gordura as mais frequentes. Envelhecimento, gestações, fatores genéticos e oscilações do peso contribuem para alterações corporais que são o pesadelo de muitas pacientes. Mesmo com dietas regradas e exercícios físicos, estas alterações podem persistir e, nestes casos, podemos recorrer a uma cirurgia corporal.

São muitas cirurgias e diversas variações delas, sendo as mais frequentes lipoaspiração, abdominoplastia, mamoplastia, gluteoplastia, braquioplastia (lifting de braços) e cruroplastia (lifting de coxas).

 

O que é melhor, lipoaspiração ou abdominoplastia?

Na realidade estes procedimentos tratam diferentes alterações, logo suas indicações também são diferentes. Podemos dizer basicamente que a lipoaspiração trata excesso de gordura, sendo utilizada isoladamente naquelas pacientes que apresentam bom tônus da pele. A abdominoplastia por sua vez, trata excesso de gordura e flacidez de pele na região inferior do abdome, além de corrigir afastamento da musculatura abdominal. Uma estratégia muito utilizada é associar estas técnicas, realizando uma lipoaspiração em diferentes áreas e corrigindo a flacidez através da abdominoplastia. Isto melhora significativamente os resultados. Então, voltando a nossa pergunta, nem um nem outro é melhor, são tratamentos diferentes e que muitas vezes se complementam.

 

 

 

 

Cirurgias da mama

Estas cirurgias também são parte do contorno corporal, variando desde a inclusão de prótese mamária e lifting de mamas, até redução de mamas excessivamente grandes (gigantomastia). A cirurgia de prótese mamária é a segunda mais realizada no mundo, sendo normalmente indicada naquelas pacientes que apresentam pouco tecido mamário e boa elasticidade da pele. Mamoplastia ou lifting de mamas é o termo que utilizamos quando descrevemos a cirurgia de reestruturação completa da mama, quando estas são ptosadas (caídas) e flácidas. Já a mamoplastia redutora se presta por reduzir uma mama de tamanho exagerado, que pode inclusive trazer repercussões físicas como desconforto e dor. De maneira geral, todas elas buscam atingir um formato e tamanho de mama proporcional e natural para cada paciente.

 

 

 

Mamoplastia, com ou sem prótese?

A mamoplastia, também conhecida como lifting de mamas, busca corrigir a flacidez e o formato da mama. Para isto, pode-se ou não utilizar uma prótese de mama. Esta prótese tem o objetivo de dar volume e também servir como base para uma mama mais “firme” e projetada. A chamada mamoplastia com implantes ganhou popularidade nos últimos anos.

Caso a paciente não deseje uma prótese existem outras técnicas que permitem realizar o lifting sem utilizá-la. O cirurgião avaliará seu caso e indicará a melhor técnica para você.

 

Lifting de braços e coxas

Embora sejam procedimentos menos procurados, o lifting de braços e coxas são cirurgias importantes na busca do contorno corporal ideal. Existem várias técnicas utilizadas, variando desde uma pequena lipoaspiração até grandes retiradas de pele, realizadas principalmente nos pacientes que tiveram grande perda de peso. As cicatrizes ficam posicionadas na parte interna da coxa e do braço, buscando maior discrição.

 

 

 

Cirurgia após grande perda de peso

A popularização e maior acesso à cirurgia bariátrica criou uma grande demanda para as cirurgias de contorno corporal. Estes paciente apresentam algumas características próprias, como grande excesso e flacidez de pele, que podem exigir mais de um tempo cirúrgico para corrigir completamente as alterações. As repercussões da grande perda de peso demandam cirurgias em múltiplas regiões do corpo, que podem ser realizadas em conjunto (cirurgias combinadas) ou separadamente. Esta decisão depende das condições físicas e do desejo dos pacientes.

 

 

 

 

 

Contorno Corporal em Homens

A procura de cirurgias plásticas por homens quadruplicou no Brasil nos últimos 5 anos, passando de 276 mil procedimentos ao ano. A cirurgia corporal mais realizada continua sendo a cirurgia para ginecomastia, que é o excesso de gordura e tecido glandular na mama masculina. Notamos também um crescimento expressivo das lipoaspirações e abdominoplastia. Ou seja, a cirurgia plástica deixou de ser tabu para o sexo masculino e agora figura como excelente meio de buscar um corpo mais bonito.

 

 

 

 

Dr Guilherme Bächtold (CRM 17.588 / RQE 14.881) é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Clínica Vitae

Rua Marechal Deodoro, 84

Contato: (47) 3439 4373 / (47) 9.9637 2772

www.guilhermebachtold.com.br