A mastopexia, também chamada de lifting de mamas, é a cirurgia plástica destinada a remodelar e rejuvenescer as mamas. Corrige a flacidez e a queda do tecido mamário, reposicionando o mamilo e trazendo aspecto mais natural e firme. Respondemos abaixo algumas das perguntas mais frequentes das pacientes.

 

Como é realizada esta cirurgia?

As principais alterações tratadas no lifting de mamas são a flacidez, o excesso ou a falta de volume mamario.

  • Para tratar a flacidez – a queda da mama – é necessário realizar incisões que permitem retirar o excesso de pele e reposicionar o mamilo;
  • Para tratarmos o excesso de volume mamário realizamos uma cirurgia similar a mamoplastia redutora;
  • Já aquelas pacientes que apresentam falta de tecido mamário – que são a maioria dos casos – realizamos a inclusão de uma prótese de silicone, que ajudará a restaurar o volume da mama, manter sua forma e conferir maior projeção e contorno.

 

Será que preciso de um lifting de mamas?

Casos de pouca ou minima flacidez algumas vezes podem ser corrigidos apenas com colocação de uma prótese mamária, sem outras cicatrizes. Porém, aquelas pacientes que apresentam um grau mais acentuado de flacidez e queda da mama precisarão de um lifting.

 

Como são as cicatrizes?

As cicatrizes dependem da técnica utilizada e também do grau de flacidez de cada paciente. De modo geral, as técnicas deixam uma cicatriz periareolar que pode ou não se estender para a parte inferior da mama. Explicaremos as mais comuns:

  • Periareolar: nesta técnica a cicatriz fica localizada apenas ao redor da aréola. É utilizada em pacientes com pouca flacidez.
  • Vertical: além da cicatriz periareolar temos uma cicatriz vertical em direção ao sulco mamario. É utilizada em pacientes com pouca a moderada flacidez
  • Cicatriz m “L”: deixa uma cicatriz periareolar, uma cicatriz vertical e um pequeno componente horizontal no sulco mamário, formando um “L”. É utilizada em pacientes com moderada a grande flacidez.
  • Cicatriz em “T”: deixa uma cicatriz periareolar, uma cicatriz vertical e um componente horizontal variável no sulco mamário, formando um “T”. É utilizada em pacientes com moderada a grande flacidez.

 

As cicatrizes ficam “bonitas”ou “feias?

Este é um dos maiores medos das pacientes, cicatrizes feias. Sempre utilizamos a melhor técnica cirúrgica, o melhor material, as melhores próteses e acompanhamos de perto o pré e pós-operatório. Mesmo realizando todos estes cuidados existe uma pequena chance de ocorrerem cicatrizes alargadas ou hipertróficas, já que não podemos controlar o componente genético da cicatrização de cada paciente. Mas fique tranquila, realizando todos os cuidados e seguindo de perto as orientações médicas, a chance de suas cicatrizes ficarem “finas” e pouco perceptíveis é muito grande.

 

Devo ou não devo usar próteses no lifting de mamas?

Pacientes que apresentam mamas “vazias”, sem tecido mamário, e flácidas, precisarão de próteses para preencher e trazer melhor contorno e definição. Já aquelas que apresentam maior quantidade de tecido mamário podem optar por utilizar ou não a prótese. Esta escolha depende de vários fatores e principalmente da preferência da paciente.

 

Com qual idade posso realizar um lifting de mamas?

Embora esta cirurgia seja mais comum em pacientes que já tiveram filhos, também pode ser realizada em pacientes jovens caso seja necessário. Aqui vai um detalhe importante: como são realizadas várias incisões – cortes – na mama, existe uma chance desta cirurgia interferir na amamentação. Assim sendo, a paciente jovem – principalmente aquela sem filhos e que deseja engravidar no futuro – deve ser bem orientada e estar ciente desta possibilidade.

 

Com o tempo esta cirurgia precisa ser “refeita”?

Assim como a maioria das cirurgias plásticas o resultado não é permanente. Fatores como envelhecimento, perda ou ganho de peso e o processo natural de queda da mama podem exigir pequenas correções ou até mesmo um segundo lifting.

 

Marque uma consulta para avaliarmos o seu caso!

 

Dr Guilherme Bächtold – Cirurgião Plástico

Contato:

(47) 3439-4373

(47) 99999-4908 (Whatsapp)

contato@guilhermebachtold.com.br

www.guilhermebachtold.com.br