TRATAMENTOS FACIAIS

 

Somos apresentados diariamente aos mais variados tratamentos faciais, sejam eles estéticos, minimamente invasivos ou cirúrgicos. Há uma crescente busca por tratamentos que visem amenizar os efeitos do tempo ou mesmo modificar condições inerentes a ele.

 

O que são procedimentos minimamente invasivos?

Os procedimentos mais utilizados na tentativa de retardar uma cirurgia facial são a toxina botulínica (Botox®) e o preenchimento com ácido hialurônico. A toxina paralisa parcial e temporariamente os músculos da mímica facial, aliviando as rugas existentes. O preenchimento, além de minimizar as rugas já estabelecidas, pode melhorar substancialmente o contorno facial repondo o volume que foi perdido com o tempo.

 

Atualidades – O tratamento tridimensional da face

O tratamento tridimensional da face é a nova técnica que os especialistas estão adotando nos consultórios de dermatologia e cirurgia plástica. Essa técnica compreende os procedimentos minimamente invasivos como a associação da toxina botulínica e ácido hialurônico em várias áreas de aplicação, a fim de buscar maior harmonia e remodelamento facial.

Mudanças no conceito do rejuvenescimento da face com base na restauração de volume e definição do contorno facial tem levado a um aumento progressivo na procura por preenchedores cutâneos.

A facilidade de execução e os resultados surpreendentes e rápidos corroboram para este acontecimento. Técnicas de aplicação que favorecem um tratamento eficiente, sem que o produto fique perceptível e sem aquele efeito artificial, estão sendo cada vez mais procuradas pelos pacientes e empregadas pelos médicos.

 

Rejuvenescimento Facial – O papel da cirurgia

Os procedimentos minimamente invasivos trouxeram grande beneficio para o rejuvenescimento facial, mas será que substituíram a cirurgia? De forma alguma! A cirurgia de lifting facial mantém seu papel no rejuvenescimento, abordando alterações e queixas que não podem ser tratadas apenas com toxina botulínica ou preenchedores. Pode-se realizar uma reestruturação completa da face, reposicionando tecidos que naturalmente perderam volume e sustentação. A papada, a flacidez do pescoço, o bigode chinês, perda na projeção das maçãs do rosto são todas alterações abordadas pela cirurgia.

 

 

 

Existe uma idade ideal para a cirurgia?

Não, não existe. Embora o pensamento da maioria seja que somente pessoas mais velhas possam realizar uma cirurgia facial isto não é verdadeiro. Um exemplo é a correção da “papada”, que pode ser feita com uma pequena lipoaspiração em pacientes jovens, muitas vezes sem a necessidade de incisões. Pacientes de mais idade usualmente necessitam de uma cirurgia mais ampla, que aborde alterações em todas as regiões do rosto. Nestes casos é frequente associarmos ao lifting a cirurgia das pálpebras e da testa. A indicação da cirurgia depende da avaliação do cirurgião, mas principalmente das queixas da paciente e sua disposição em abordá-las.

 

 

 

Nariz – Questões importantes

Impossível falar sobre cirurgia facial sem comentar sobre a rinoplastia, uma das cirurgias mais procuradas, tanto por homens como por mulheres. Devemos analisar a relação entre o nariz e todas as estruturas da face, buscando a proporcionalidade e definindo as alterações que necessitam de tratamento. Ponta bulbosa, giba dorsal, ponta caída, nariz longo ou largo são queixas frequentes, e que podem ser abordadas na cirurgia. Uma das questões frequentes está relacionada às cicatrizes, as quais ficam localizadas na parte interna do nariz. Alguns casos exigem uma pequena cicatriz na columela – área entre as duas narinas – mas a mesma se torna inaparente com o tempo.

 

 

Bichectomia – Única solução para um rosto arredondado?

Logo que ouvimos sobre bichectomia já pensamos em rosto fino e resultados maravilhosos. De fato esta cirurgia traz um enorme benefício quando bem indicada, porém não é a única ferramenta que podemos utilizar. Um rosto arredondado pode ser decorrente de outros fatores, não apenas uma bola de Bichat (dai o nome “bichectomia”) proeminente. Excesso de gordura no pescoço (“papada”) e hipertrofia da musculatura da mastigação são outras alterações que devem ser cuidadosamente avaliadas e tratadas. Muitos destes procedimentos podem ser realizados com anestesia local, com ou sem sedação, em ambiente próprio e adequando. Lembre-se, somente o dermatologista e o cirurgião plástico são capazes de avaliarem a face por completo, indicando quais tratamentos são necessários e benéficos para cada paciente.

 

 

 

 

 

Dr Guilherme Bächtold (CRM 17.588 / RQE 14881) é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dra Patricia Farah (CRM 6955) é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Clínica Vitae

Rua Marechal Deodoro, 84

Contato: (47) 3439-4373 / (47) 99999-4908