LIPOASPIRAÇÃO, LIPOENXERTIA OU LIPOESCULTURA?

Lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada no mundo. Embora existam vários tipos e nomes diferentes (Vibrolipo, Laserlipo, Lipoultrassônica, LipoHD), o mecanismo básico é o mesmo: retirada de gordura localizada através de sucção.

Pode ser utilizada nas mais diversas áreas do corpo:

  • Abdome: área abaixo do umbigo é a mais comum, mas geralmente é realizada em todo o abdome, trazendo um aspecto regular e homogêneo
  • Dorso: famosos “pneuzinhos das costas”
  • Coxa: culotes, parte interna da coxa e abaixo do sulco glúteo
  • Braço;
  • Mama: pode ser realizada em conjunto com uma cirurgia de redução mamária e é muitas vezes utilizada com a cirurgia de prótese de mama, naquele pequeno excesso de gordura próximo da axila
  • Face: utilizada na “papada”

Existe um limite estabelecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pelo Conselho Federal de Medicina para a quantidade total de gordura que pode ser lipoaspirada (5 a 7%). Manter este limite nos permite trazer mais segurança à paciente.

 

E o que seria a lipoenxertia?

Lipoenxertia consiste em injetar parte da gordura que foi previamente aspirada em algumas áreas específicas. Quando falamos em cirurgia do contorno corporal, geralmente as áreas tratadas são a depressão trocanteriana e o glúteo. Já nas cirurgias faciais a lipoenxertia é muito utilizada no sulco nasogeniano (bigode chinês) e na definição do ângulo da mandibula. A injecção de gordura também é utilizada em cirurgias reparadoras, principalmente em pacientes com sequelas de queimaduras e acidentes.

 

O que é melhor: Lipoaspiração ou Lipoescultura?

A definição de lipoescultura pode ser um pouco controversa. Alguns cirurgiões consideram lipoescultura como sendo a associação de lipoaspiração com lipoenxertia, possibilitando tratar áreas com excesso de gordura e áreas com deficiência de volume. Outros cirurgiões porém, consideram lipoescultura como uma lipoaspiração extensa, que seja realizada em várias áreas do corpo, remodelando (ou esculpindo) o contorno corporal por completo. Então, a melhor resposta para nossa pergunta é: nem uma, nem outra. Cada paciente terá uma indicação específica e se benificiará do procedimento mais indicado para o seu caso.

 

Marque sua consulta para avaliarmos seu caso!

Contato: (47) 3439 4373 / (47) 99999 4908

 

Dr Guilherme Bächtold (CRM 17.588 / RQE 14881) é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Clínica Vitae – Rua Marechal Deodoro, 84